Os principais objetivos da Ergonomia são aumentar a segurança, a saúde e o conforto do colaborador, e consequentemente aumentar a eficiência organizacional.
De acordo com a Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho, estima-se que entre 60% a 90% das pessoas irão sofrer de problemas lombares, em determinada altura da sua vida. Sendo as principais causas, o mau manuseamento de cargas, as posturas inadequadas, os movimentos repetitivos, a utilização das mãos em esforço, a pressão mecânica nos tecidos do corpo, as vibrações e o trabalho em ambientes frios.
De forma, a prevenir eficazmente as lesões músculo-esqueléticas devem ser identificados os fatores de risco existentes no posto de trabalho e em seguida devem ser adoptadas medidas práticas, para prevenir as lesões.
Vários estudos procuram perceber o real impacto do absentismo laboral assim como as suas principais causas, entre os quais podemos enumerar o estudo desenvolvido pelo grupo Ayming, estudo esse apresentado em 2016 e que procurou estudar o fenómeno do absentismo em vários países, entre eles Portugal. De acordo com os autores do estudo, o desenvolvimento de ações orientadas ou programas personalizados que visem limitar o absentismo é sempre benéfico para as empresas, desde que corretamente enquadrado e claramente apresentados e explicados aos colaboradores.
Com o aumento da consciência desta problemática, também existiu um aumento do desenvolvimento do próprio conceito de Ergonomia, associado a novos estudos e de uma maior compreensão dos fenómenos que estão na base de muitas patologias de foro laboral.
Com isto, os principais objetivos da Ergonomia são aumentar a segurança, a saúde e o conforto do colaborador, e consequentemente aumentar a eficiência organizacional.
Fale com a Controlsafe
Controlsafe
Segurança no Trabalho – Laboratório de Ensaios | Saúde no Trabalho | Segurança Alimentar | Controlo de Pragas | Saúde Ocupacional | Formação Profissional Certificada | Ergonomia