Dificuldades no cumprimento por parte dos trabalhadores na utilização da máscara e os trabalhadores continuam a desvalorizar sintomas compatíveis com Covid-19?
Cada empresa deve:
– Reforçar que um trabalhador com sintomas suspeitos de Covid-19 deve sempre reportar esses sintomas ao SNS24 (808 24 24 24) e à entidade patronal, mesmo que os considere ligeiros ou que tenha justificação para o seu surgimento.
– Fique claro: este ano não temos sintomas de gripe, constipação; alergias, inevitavelmente temos suspeitas de Covid-19.
– Cada trabalhador deve auto monitorizar sintomas, isto é: algum sintoma como tosse (seca ou produtiva, esporádica ou persistente), febre, cansaço inexplicado, cefaleia frontal, vómitos, diarreia, alterações de paladar ou de olfato, dor de garganta, congestão nasal, deve sempre contactar SNS24 (808 24 24 24) antes de sair de casa.
Mais:
– É preferível a empresa deve abdicar de um trabalhador até este diferenciar o seu diagnóstico, do que facilitar e correr o risco de ter de colocar toda uma equipa, ou mesmo toda a empresa, em quarentena por contacto com caso confirmado de Covid-19.
– É fundamental sensibilizar cada um dos trabalhadores que a empresa poderá não subsistir se um trabalhador desvalorizar os seus sintomas e, consequentemente, colocar toda a empresa em risco.
– Tem de ficar claro que um trabalhador pode ficar prejudicado monetariamente com a baixa médica, mas certamente ficará mais afetado se ficar sem o seu emprego.
– É uma obrigação consciencializar cada trabalhador, e deve ser a empresa a fazê-lo, caso não surta efeito deve pedir o apoio à Controlsafe.
Controlsafe
Segurança no Trabalho – Laboratório de Ensaios | Saúde no Trabalho | Segurança Alimentar | Controlo de Pragas | Saúde Ocupacional | Formação Profissional Certificada | Ergonomia