28 de abril: Dia Mundial de Prevenção e Segurança no Trabalho

Este ano, devido a acidentes de trabalho, já morreram em Portugal 27 trabalhadores; em 2017 o total foi de 119. Acidentes de trabalho graves, em 2018, foram 32; em 2017 o número atingiu os 398 operários. Prevenção e Segurança no Trabalho? Nunca lhe vire as costas.

Segundo as últimas estimativas disponibilizadas pela Organização Internacional do Trabalho, 2,78 milhões de trabalhadores e trabalhadoras morrem todos os anos devido a acidentes de trabalho e doenças relacionadas com o trabalho. Cerca de 2,4 milhões (86,3 por cento) destas mortes são causadas por doenças profissionais, enquanto mais de 380.000 (13,7 por cento) resultam de acidentes de trabalho. Estima-se que estas lesões não mortais afetem 374 milhões de trabalhadores anualmente, sendo que muitas delas têm consequências graves na capacidade dos trabalhadores para obtenção de rendimentos a longo prazo.

A Organização Internacional do Trabalho escolheu como tema deste Dia Mundial: «Trabalhadores Jovens – Geração Segura e Saudável».

A promoção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho deve constituir uma prioridade permanente nas empresas pois contribui, decisivamente, para a melhoria do seu desempenho e para a construção de um país mais estável e sustentável.

 

Fale com a Controlsafe

Controlsafe

Segurança no Trabalho – Laboratório de Ensaios | Saúde no Trabalho | Segurança Alimentar | Controlo de Pragas