As pessoas assumem um papel fundamental no trabalho. As empresas sabem que os recursos humanos têm de ter excelentes condições de trabalho para se repercutirem na produtividade. Para que estas condições existam há avaliações periódicas que identificam possíveis riscos a que os trabalhadores estão expostos no trabalho e implementam-se medidas para os eliminar ou, quando não é possível, controlar esses perigos. São processos dinâmicos que criam políticas pró-ativas nas empresas para o bem-estar das pessoas.
Avaliar os riscos e identificá-los, combatê-los na origem, adaptar o trabalho às pessoas, saber o que melhora as condições de trabalho bem como conhecer novas formas de organização, mais reais, humanas e produtivas, são procedimentos que visam criar e planificar a prevenção através de sistemas coerentes que isentem de perigo os locais de trabalho ou o reduzam quase na totalidade para dar prioridade a medidas de proteção coletiva eficientes, informadas e entendidas por todos os trabalhadores.
Avaliar riscos é analisar tudo o que é suscetível de causar lesões ou danos e encontrar formas de os eliminar ou, caso não seja possível, prevenir e proteger para controlar os perigos. A aplicação de medidas preventivas deve ser sempre acompanhada de revisões periódicas.
Há riscos físicos (ruído, vibrações, temperatura, humidade, radiações, iluminação), químicos (poeiras, gases, vapores, colorantes, solventes voláteis, pesticidas) biológicos (bactérias, fungos, parasitas e bacilos), e muitos outros que são analisados caso a caso, pois existem listas de verificação e avaliação de riscos para todas as áreas de trabalho.
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